Segmentos como o e-commerce se beneficiaram da pandemia e terminam 2020 com números positivos com as pessoas aderindo cada vez mais às compras online. E o seu segmento, como está? E quais são os desafios para 2021?
Pensando nisso, e na retomada do crescimento do negócio no pós-pandemia, preparamos uma lista com sugestões para que você e sua empresa possam avaliar e aplicar no dia a dia do negócio a fim de retomar resultados iguais ou, quem sabe até, melhores aos de antes da pandemia do coronavírus.
Junto com as sugestões incluímos também como a Pronta pode ajudar a superar os desafios.
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O que fazer para retomar o crescimento do negócio
Redução de custos
Muitas empresas não tiveram outra alternativa a não ser reduzir custos por causa da pandemia. Para muitos, a única medida capaz de manter o negócio foi fechar filial, enxugar a folha de pagamento, rever compras de fornecedores… Mas quais critérios foram usados? Qual o impacto dos cortes no resultado mensal?
O recomendado é que a redução de custos não seja aleatória, mas que siga critérios técnicos e tenha como foco aquilo que é essencial para o negócio. O melhor exemplo disso é a opção de muitas empresas de trocarem suas sedes próprias pelo home office e pelo coworking. Se ter uma sede não impacta nos resultados, por que manter esse custo mensal? O crescimento do negócio no pós-pandemia passa, portanto, por uma nova forma de enxergar a rotina de trabalho.
Conte com a Pronta – A Pronta ajuda o empreendedor com a análise de custos fixos e variáveis e verifica também questões como a obtenção de benefícios fiscais que podem reduzir o impacto tributário no caixa da empresa e torná-la mais competitiva.
Empréstimos e financiamentos
A redução de custos pode ser suficiente para a empresa colocar seu caixa em ordem. Mas a necessidade de buscar empréstimos e financiamentos ainda deve permanecer mesmo quando a pandemia passar. Tudo passa não só pelos resultados mensais, mas principalmente pela forma como o fluxo de caixa é gerenciado.
Infelizmente ainda é comum encontrar empresas que ficam endividadas sem necessidade. Isto é, por falta de gestão recorrem aos bancos até para cobrir o capital de giro. Por isso, a outra dica é dar atenção para a gestão do fluxo de caixa para retardar ao máximo a contração de dívidas bancárias.
A indicação de contrair empréstimo é válida desde que o seu uso vá contribuir para o faturamento, ou seja, aumentar seu resultado. É o caso de empresas que abrem filiais, compram novas máquinas ou querem expandir para novos mercados com novos produtos ou serviços.
Conte com a Pronta – Pronta ajuda na organização de toda a documentação financeira para obtenção de empréstimos e linhas de financiamento, além de também contribuir com a assessoria contábil no dia a dia da empresa. Com tudo em ordem, aumentam as chances da empresa ser contemplada.
Vendas
A recuperação das vendas de produtos e serviços passa necessariamente por uma análise do mercado em que a empresa atua. Prioridade passou a ser uma palavra-chave para a maioria dos consumidores em decorrência da pandemia e suas dificuldades. Ou seja, a estratégia de vendas precisa levar em conta que as pessoas estão mais criteriosas, o que exige um conhecimento maior sobre hábitos de consumo e comportamentos do público-alvo.
Outro caminho é buscar outros mercados, abrir novas perspectivas e oportunidades. Muitas empresas se viram obrigadas, por exemplo, a abrir lojas virtuais na pandemia, um exemplo de que é possível ampliar horizontes e gerar novas receitas. Para isso, o trabalho de prospecção pode ser ampliado e o time de vendas precisa estar 100% engajado nesse novo cenário e encaminhar o crescimento do negócio no pós-pandemia.
Conte com a Pronta – A Pronta ajuda sua empresa na precificação de produtos e serviços. Muitas vezes a empresa vende por um preço errado e reduz sua lucratividade porque não observa, por exemplo, a questão tributária e o que pode ser feito para reduzi-la. Além disso, a Pronta ajuda na criação e gestão de empresas de e-commerce e também quem vende produtos importados pela internet.
Novos hábitos dos clientes
Como dito acima, a pandemia estabeleceu novas prioridades para a maioria das pessoas. Sendo assim, é importante que as empresas busquem identificar quais são os novos hábitos dos seus clientes. Quais os novos interesses? Quais as novas expectativas deles em relação à empresa e aos produtos e serviços oferecidos?
Possivelmente, mesmo no pós-pandemia, questões sobre higiene e limpeza ainda deverão ser observadas e até serem usadas de critério para aquisição ou não de um produto ou serviço. Ou seja, estarão mais atentas a outras questões que não apenas preço, entregas, forma de pagamento. Empresas que não estiverem atentas a isso, correm o risco de perder clientela.
Conte com a Pronta – A Pronta ajuda a manter aspectos legais dos negócios em dia como alvarás de funcionamento, além de produzir relatórios gerenciais que trazem dados sobre vendas, fluxo de caixa, entre outros, para auxiliar na tomada de decisões como investimento em estratégias de comunicação e de aproximação com clientes.
Planejamento
Eventos inesperado como uma pandemia não podem tirar a importância do planejamento para o sucesso da empresa. Isso porque planejar também é uma maneira de prevenir situações imprevistas. É como uma casa nova onde não pensaram em colocar lâmpadas de emergência em caso de queda de energia.
Impossível imaginar algo como uma pandemia tão impactante quanto a da Covind-19. Porém, mais do que nunca, planejamento é uma palavra-chave para quem quer retomar o crescimento. Comece avaliando o ano de 2020, o que era o planejado, o que foi colocado em prática e o que ficou pelo caminho. O cenário permite reaproveitar o que não foi feito?
E o que ficou de aprendizado para você e sua equipe e pode ser uma direção viável para o seu negócio? O exemplo das lojas físicas que migraram para o online pode servir de inspiração. É mais do que só uma medida de sobrevivência. É uma abertura de um novo momento para o negócio mesmo que tenha sido uma solução de urgência. Pense numa ação como essa, mas planejada, passo a passo. As chances de sucesso se tornam maiores.
Conte com a Pronta – A Pronta ajuda fornecendo dados contábeis para análise e elaboração de ações para investimentos em produção, contratações, compras e lançamentos e tudo o mais que pode servir de base para que o planejamento seja colocando em prática – incluindo um plano B em caso de contingência.