O Porto de Itajaí ficou em primeiro lugar na categoria portos públicos do Índice de Desempenho Ambiental (IDA), divulgado em agosto pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2019, somando 99,47 pontos. Outro porto catarinense, o de Itapoá, ganhou a primeira posição entre os Terminais de Uso Privado (TUPs), com um total de 99,26 pontos.
Na avaliação da agência, o desempenho dos portos de Santa Catarina não surpreende. “Desde a implantação do IDA, o Porto de Itajaí sempre ficou em primeiro ou segundo lugar”, afirma o superintendente de desempenho, desenvolvimento e sustentabilidade da Antaq, José Renato Fialho. Sobre o de Itapoá, ele destaca que o porto subiu cinco posições na comparação entre as edições do IDA de 2019 e 2018.
Veja os portos mais bem colocados:
Portos públicos
1º – Porto de Itajaí (SC)
2º – Porto de Paranaguá (PR)
3º – Porto de Itaqui (MA)
4º – Porto de Santos (SP)
5º – Porto de Pecém (CE)
Portos Privados
1º – Porto de Itapoá (SC)
2º – Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA)
3º – Portonave – Terminais Portuários de Navegantes (SC)
4º – Cattalini Terminais Marítimos em Paranaguá (PR)
5º – Terminal da Ilha Guaíba – TIG (Mangaratiba/RJ)
Sobre o IDA
Aplicado desde 2012, o IDA é considerado a principal ferramenta para avaliação da gestão ambiental de instalações portuárias reguladas pela Antaq. O índice é aplicado anualmente e na edição de 2019 avaliou 31 portos organizados e 92 terminais de uso privado por meio de 38 indicadores agrupados em quatro categorias: econômico-operacionais, sociológico-culturais, físico-químicos e biológico-ecológicos.
Ebook da Pronta aborda potencial econômico catarinense e destaca qualidade dos portos de Santa Catarina
A qualidade da infraestrutura portuária é um dos destaques do ebook Santa Catarina no mapa de oportunidades para seu negócio, lançado no final de agosto e disponível também em inglês e espanhol, e é apresentada como um dos grandes atrativos para novos negócios no estado. São seis portos comerciais, localizados nas cidades de Itajaí, São Francisco do Sul, Itapoá, Imbituba e Navegantes. Todos os portos são equipados para operar com praticamente todo tipo de carga. Juntos, movimentam anualmente cerca de 18 milhões de toneladas, sendo que nas importações brasileiras, mais de 18% dos contêineres chegam via portos catarinenses.
Em relatório da Antaq, divulgado em 2020, o Porto Itapoá aparece na primeira posição entre os portos movimentadores de contêineres de Santa Catarina, e na terceira posição em nível nacional. Segundo os dados da Antaq, o incremento em Itapoá foi o maior entre os seis maiores portos brasileiros, de 15,92%, com 735 mil TEUS movimentados em 2019.
Sobre o ebook da Pronta
O ebook Santa Catarina no mapa de oportunidades para seu negócio tem o objetivo de apresentar dados e informações sobre o potencial econômico de Santa Catarina que sirvam para a tomada de decisão sobre novos investimentos. A publicação da Pronta também inclui um checklist sobre os procedimentos necessários para a abertura de empresas, especialmente aquelas que utilizam capital estrangeiro.
Conheça a Pronta Serviços Contábeis
Crédito de foto: Divulgação Ministério da Economia