A decisão de recorrer a empréstimo é uma das mais importantes que um empreendedor pode tomar no dia a dia da empresa. Uma avaliação mal feita pode colocar a empresa em risco, caso assuma dívida sem ter certeza de que poderá honrá-la.
O fato de existir risco não significa que o empreendedor deve descartar a opção de buscar crédito. Pelo contrário, em alguns casos esse recurso pode ser decisivo para que a empresa aumente sua produção ou dê um salto em qualidade e inovação.
Isso é diferente dos casos em que se recorre aos bancos para cobrir falhas na gestão financeira da empresa. Tomar empréstimo para usar como capital de giro, por exemplo, é um risco que pode e deve ser evitado, por um simples motivo: é um dinheiro que não retornará para o caixa da empresa. Não se trata de um investimento que aumentará a produção e terá impactos positivos na receita por causa das vendas.
também quando o assunto é crédito, planejamento é a palavra-chave, especialmente quando a empresa carece de uma estrutura maior para a gestão de finanças ou o próprio empreendedor não domina os conhecimentos necessários para decidir se pega ou não um empréstimo.
Para ajudar quem pensa em buscar crédito, reproduzimos a seguir cinco dicas compartilhadas pelos especialistas em finanças do Sebrae. As dicas servem principalmente para que os empreendedores reflitam em relação ao crédito antes de tomar a decisão de contrair uma dívida.
Boa leitura.
Dicas para decidir sobre a busca de empréstimo
Cuide primeiro do planejamento
A construção de um bom plano de negócios é fundamental para ajudar o empreendedor a avaliar sobre o momento correto para buscar o crédito e quais as modalidades mais adequadas ao perfil do negócio. Também é importante certificar-se de todos os pré-requisitos necessários como: garantias, contrapartidas, cadastros, documentos, fichas cadastrais, documentações específicas entre outros.
Saiba antever as dificuldades
Fique atento. Alguns cenários podem dificultar o acesso ao crédito, como a situação legal, contábil e cadastral da empresa; falta ou desatualização do orçamento relacionado aos investimentos; parcela de recursos próprios insuficiente ou inexistente; garantias insatisfatórias; falta de documentação legal e conflito de informações na elaboração do plano de negócios.
Busque outras opções, como o capital empreendedor
Capital empreendedor ou capital de investimento é uma alternativa utilizada para apoiar negócios por meio da compra de participação no capital de uma empresa, geralmente minoritária. Informe-se sobre iniciativas que ajudam a preparar os donos de negócios inovadores para o processo de negociação com investidores por meio de workshops e mentorias que os habilitarão a entender a lógica e os processos do mercado de investimentos de risco.
Cinco perguntas que o dono do pequeno negócio precisa responder antes de buscar o crédito
Para que preciso do empréstimo?
Quanto preciso de empréstimo ?
Como irei pagar o empréstimo ?
Quando precisarei do empréstimo?
Precisa de ajuda na gestão contábil e suporte para solicitar empréstimos para seu negócio? Consulte a Pronta Serviços Contábeis e confira nossos serviços.