O uso do PIX continua em expansão e agora também permite o pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) pela plataforma de pagamentos instantâneos.
O PIX já está sendo usado como meio de pagamento pelas empresas, e também permite a emissão de documentos de cobrança com QR Code em substituição aos tradicionais boletos bancários, como destacado no blog da Pronta.
O pagamento mensal do DAS foi liberado pela Receita Federal e pelo Banco Central a partir de 22 de abril último e irá beneficiar 16 milhões entre Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e Microempreendedores Individuais (MEI).
Como funciona o pagamento do Simples com PIX
Para quitar o Simples Nacional com o PIX, o DAS passa a apresentar um QR Code que permitirá a quitação do imposto a partir do aplicativo do banco usado pela MPE ou pelo MEI. O DAS com o QR Code é gerado pelo portal do Simples Nacional, a partir de melhorias desenvolvidas pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
O objetivo é proporcionar paras os empreendedores os mesmos benefícios que o PIX traz para o usuário Pessoa Física. Ou seja, facilidade no pagamento do imposto a qualquer hora e qualquer dia da semana. Além disso, o pagamento do DAS será identificado pelo Governo Federal em, no máximo, 10 segundos.
O PIX também está disponível para os contribuintes que renegociaram débitos com o Simples Nacional. Segundo o Serpro, a novidade facilita o pagamento das parcelas a qualquer hora e qualquer dia da semana, em qualquer banco que ofereça a ferramenta.
Mesmo com a implantação da opção de pagamento com IX, via QR Code, o DAS continuará trazendo a linha digitável e código de barras.
Precisa de suporte para a gestão contábil do seu negócio? Fale com a Pronta Serviços Contábeis.
Com informações da Agência Brasil e do jornal Extra