Abrir uma Startup tem sido a opção de muitos novos empreendedores, embalados pelo crescimento dos pólos tecnológicos e pela popularização de processos de concepção e modelagem de negócios. Mas como fica a parte contábil? O que é preciso saber e fazer?
Para ajudar quem está planejando e mesmo quem já tirou sua Startup do papel, reunimos a seguir aquelas questões que a equipe da Pronta, especializada na assessoria para empresas de tecnologia, considera as principais dúvidas contábeis para os donos e gestores. Confira informações sobre a Natureza Jurídica, o Capital Social, Sede, Tributação, Recursos Humanos, Gestão e Controle Administrativo.
Boa leitura. E na dúvida, pergunte para a Pronta.
Dúvida 1 – Natureza jurídica
Uma Startup pode ser uma Empresa Limitada, EIRELI, Sociedade Anônima ou ME? Como definir?
Uma Startup no seu início não necessita possuir uma personalidade jurídica, uma vez que ainda não possui clientes, não tem funcionários, mas sim “investidores de tempo e dedicação”. Com a evolução e sucesso da plataforma, a empresa poderá sim ser definida como qualquer natureza jurídica acima descrita, para que possa então ter personalidade jurídica distinta dos sócios investidores, sendo que a partir deste momento ela passa a ter direitos e obrigações próprias.
Dúvida 2 – Capital Social
Qual valor do Capital Social que sócios precisam aportar para iniciar suas atividades? Existe um valor mínimo? Precisa ser em partes iguais dos sócios?
Não há valor mínimo de Capital Social, e as participações não precisam ser iguais. A decisão é dos acionistas. Normalmente o valor do capital social é equivalente à injeção de capital necessária para colocar o produto no mercado e poder começar a faturar, até que o fluxo de caixa se equilibre.
Dúvida 3 – Sede física
Na abertura da empresa, melhor opção é usar Coworking e contratar Endereço Fiscal? Quais as vantagens?
As principais vantagens do coworking são a redução de despesas, a praticidade que ela oferece (não precisa se preocupar com contratação de internet, telefone, ligação de energia elétrica, limpeza do ambiente, entre outros), além do networking e da possibilidade de ser visto e ter aportes por aceleradoras. Fica mais evidente a sua dedicação e o conceito do seu produto ou serviço.
Dúvida 4 – Tributação
Qual a melhor tributação dos impostos para uma Startup? Como definir? Quais impostos são cobrados de uma Startup em Santa Catarina?
Não existe uma resposta pronta para esta dúvida. No momento de formalizar uma Startup em pessoa jurídica é prudente conversar com um contador de confiança para que o mesmo possa entender a operação da empresa, analisar o cenário e definir a melhor forma de tributação para ela.
A recomendação é de que essa análise seja feita antes da formalização da Startup. Isso porque se a melhor opção for a tributação pelo Simples Nacional, é necessária a verificação dos códigos CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), se não existe nenhum código impeditivo para adesão a esta forma de apuração dos impostos.
Dúvida 5 – Recursos Humanos
Quais as formas mais indicadas de contratar colaboradores? Que providências devem ser tomadas?
Com a Reforma Trabalhista foram flexibilizadas as formas de trabalho, podendo ser contratos normais, para trabalharem na sede da empresa, ou os teletrabalhos: uma nova modalidade que visa atingir objetivamente as empresas de tecnologia.
Esta modalidade é um vínculo normal. Porém, deve ser feito um contrato de trabalho entre as partes (empregador e empregado) para definição das regras, carga-horária e disponibilidade tanto para a execução do trabalho quanto dos materiais necessários para o labor.
Dúvida 6 – Gestão e controle administrativo
Como escolher o software de gestão financeira da Startup? Quais as medidas básicas para organizar o fluxo financeiro do negócio?
Como inicialmente o fluxo de caixa é baixo, uma vez que se trabalha com a proposta de algo acontecer, o software de gestão pode ser algum de preferência do gestor. A partir do momento que a Startup for prosperando deverá buscar um software que integre com sua contabilidade, gere relatórios precisos e dashboards para que o controle seja efetivo e eficiente. Os registros de todas as contas a pagar e a receber em seu software de gestão financeira facilitam o controle do fluxo de caixa, sendo possível prever a necessidade de buscar injeção de capital ou empréstimos.
Quer saber mais sobre a abertura de uma Startup? Baixe grátis nosso infográfico!