Para tornar mais eficientes e econômicas todas as compras feitas pelo Governo de Santa Catarina, a Secretaria de Estado de Administração (SEA) criou a Rede de Compradores do Estado. Agora, os processos serão todos padronizados e os setores trabalharão de forma mais integrada.
As compras públicas movimentam parte significativa da economia brasileira. Somente em Santa Catarina, conforme dados da SEA, os valores pagos a fornecedores em decorrência de processos licitatórios ultrapassaram os R$ 3,5 bilhões em 2018, o que representa cerca de 13% da arrecadação. A Rede de Compradores, que integra empresas, fornecedores e agentes de licitação de todos os órgãos do Poder Executivo Estadual, surge com o objetivo de promover melhorias nos processos de compras de materiais e contratações de serviços, visando dar maior agilidade e gerar economia de recursos públicos.
Para isso, o trabalho da rede deverá incluir compartilhamento de cases, coprodução de novos modelos de aquisição e processos de trabalho, bem como intercâmbio com os órgãos de controle e a sociedade civil organizada, de acordo com as demandas que forem definidas pelos participantes. A ideia é promover a difusão de informações e experiências em prol do aprimoramento das compras públicas em Santa Catarina e da qualidade do gasto, com foco também na uniformização dos procedimentos.
Na lista de benefícios que a Rede de Compradores poderá gerar estão a consolidação e a padronização de indicadores de compras. Também haverá capacitação dos membros da rede (fornecedores, inclusive), redução de gastos, criação de fóruns de discussão para melhoria de sistemas e normas e promoção da accountability (controle ou prestação de contas).
As informações sobre compras públicas do Governo de Santa Catarina estão no site www.portaldecompras.sc.gov.br.
Participa ou deseja participar de compras públicas? A Pronta Serviços Contábeis é especialista em processos licitatórios. Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços.