Os portos de Itajaí e de São Francisco do Sul aparecem nas primeiras posições no painel do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) 2020, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Os terminais portuários de Itapoá e de Navegantes também ocupam posição de destaque entre as infraestruturas privadas.
As avaliações dos portos públicos começaram em 2012 e as de terminais privados desde 2017. Referência no setor aquaviário, o painel IDA serve de base para a premiação “Desempenho Ambiental” do Prêmio ANTAQ e leva em consideram os números do atendimento às conformidades ambientais levantadas anualmente pela agência em 31 portos públicos e 92 terminais privados.
O IDA é composto por 38 indicadores. Na lista estão regularidade das licenças ambientais, monitoramento da fauna e da flora, qualidade dos técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, gestão das operações portuárias, ação de retirada de resíduos de navios, treinamento e capacitação ambiental e consumo e eficiência no uso de energia.
Infraestruturas de Santa Catarina com melhores desempenhos
Pelo levantamento de 2020, entre os portos públicos, a liderança ficou com o Porto de Itajaí (SC), com 99,82 pontos. Na sequência aparecem o Porto de Paranaguá (PR / 99,29 pontos), Terminal Portuário do Pecém (CE / 99,20 pontos).
O Porto de São Francisco do Sul (SC) ocupa a quarta posição no IDA com 96,95 pontos. No levantamento anterior, o Porto ficou no sétimo lugar do ranking.
Já entre os terminais privados, o TUP Porto de Itapoá Terminais Portuários, no litoral norte catarinense, ficou na segunda posição com 98,00 pontos, atrás do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), que contabilizou 99,37 pontos.
A terceira posição também é de Santa Catarina, ocupada pelo Portonave – Terminais Portuários de Navegantes, com 96,26 pontos. Cattalini Terminais Marítimos e Terminal Aquaviário da Ilha D’Água fecham a lista com 93,64 e 91,56 pontos, respectivamente.
Infraestrutura portuária em destaque
A infraestrutura dos portos de Santa Catarina é um dos temas que são destacados no ebook Santa Catarina no mapa de oportunidades para seu negócio, disponível também em inglês e espanhol, e é apresentada como um dos grandes atrativos para novos negócios no estado.
São seis portos comerciais, localizados nas cidades de Itajaí, São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes, além de Imbituba. Todos os portos são equipados para operar com praticamente todo tipo de carga.
Informe-se sobre benefício fiscal para importação
Em outra publicação, para quem deseja ser mais competitivo no comércio exterior, utilizando a infraestrutura portuária de Santa Catarina, em especial as empresas importadoras, a Pronta destaca como obter o benefício fiscal TTD 409 (Tratamento Tributário Diferenciado).
O guia Benefícios Fiscais de Importação – Como obter maior competitividade e lucratividade foi produzido com objetivo de facilitar o entendimento dos empreendedores sobre o regime especial de importação de Santa Catarina, o TTD 409.
Faça o download grátis do ebook Benefícios Fiscais de Importação – Como obter maior competitividade e lucratividade.
Foto: Gustavo Camargo/Divulgação/Porto de São Francisco do Sul