Premiar startups que apresentem soluções tecnológicas para ajudar na retomada do turismo pós-pandemia. Este é o objetivo do 1° Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo.
A iniciativa é do Ministério do Turismo, em parceria com o Wakalua Innovation Hub, primeiro polo global de inovação em turismo, e em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT). O objetivo é “definir uma estratégia nacional de inovação em turismo, conectada ao ecossistema global, além de estimular a inovação no setor, melhorando a competitividade do turismo brasileiro através da transformação digital de organizações públicas e privadas”.
As inscrições para o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo vão até o dia 2 de setembro e a startups podem se inscrever em duas categorias:
- Reativar o turismo, com foco em soluções imediatas.
- Construir o Turismo do Futuro, com soluções de efeito prolongado.
A avaliação dos projetos selecionados ficará a cargo de líderes do turismo e da inovação no Brasil. Os 10 projetos mais bem colocados se classificam para a semifinal da 3ª edição da competição global de startups em turismo da OMT. Além disso, também disputam uma viagem à Espanha para participar de um treinamento e para acompanhar a Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), considerado o maior evento mundial do setor.
Startups e turismo
Um levantamento da Wakalua indicou a existência de 101 startups de turismo no país, responsáveis por 2.950 empregos e um investimento total de US$ 278 milhões. Uma delas, Smart Tour Brasil, de Santa Catarina, foi finalista do Healing Solutions for Tourism Challenge, promovido neste ano pela OMT para identificar startups, empreendedores e soluções inovadoras que mitiguem impactos da Covid-19 no turismo.
A startup trabalha com pesquisas sob demanda com a coleta de dados em atrativos turísticos com o uso da tecnologia IoT (internet das coisas) e a criação de rotas inteligentes.
Serviço
O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo é totalmente online e mais detalhes sobre o evento estão disponíveis no site startups.turismo.gov.br.
Com informações da Fapesc e do Ministério do Turismo.