O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) lançou o programa Empreendedoras Digitais, com o objetivo é fomentar o protagonismo feminino no ambiente de negócios e inovação e capacitar 300 mulheres empreendedoras com ações de mobilização, educação e investimento.
De acordo com MCTIC, cerca de 20% da força de trabalho do mercado formal de tecnologia da informação é de mulheres. Por isso, o programa Empreendedoras Digitais deseja ampliar as oportunidades para este público a partir do desenvolvimento de empresas de base tecnológica e startups com presença de mulheres, seja na sua fundação e/ou em cargos de liderança.
Empreendedoras de todo o país poderão enviar suas propostas. O programa inclui seis etapas, conforme o infográfico abaixo. As empreendedoras receberão capacitação exclusiva e participação de atividades sobre empoderamento e o papel da mulher no mundo dos negócios. Na sequência, o programa irá selecionar 30 startups para o programa de desenvolvimento de negócios e premiação em dinheiro (valores não divulgados). As selecionadas também apresentaram seus negócios para investidores e aceleradoras.
O programa Empreendedoras Digitais é uma iniciativa conjunta do MCTIC, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, Agência de Desenvolvimento de São Paulo e com execução da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
As pré-inscrições de projetos devem ser feitas no site do programa: www.empreendedorasdigitais.org.br