Uma nova medida foi tomada pela área econômica do Governo Federal por causa da pandemia do coronavírus. Desta vez foi a prorrogação do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física.
O prazo para os contribuintes acertarem as contas com a Receita Federal, como anualmente acontece, terminaria às 23h59min do dia 30 de abril. Mas agora o envio da declaração poderá ser feito até 23h59min do dia 30 de junho, somando dois meses de prorrogação.
De acordo com a Receita, o ritmo de entrega das declarações está seguindo um ritmo até superior do ano passado. Foram 8,8 milhões de declarações recebidas até 30 de março, 400 mil a mais que no mesmo período de 2019, conforme a Receita. Mas apesar disso, houve concordância sobre a prorrogação após relatos de contribuintes a respeito de dificuldades de obtenção de documentos, como recibos de clínicas médicas, por não poderem sair de casa.
Sobre a restituição para quem já enviou a declaração, a Receita Federal ainda irá reavaliar o cronograma inicialmente divulgado e que trazia uma mudança no total de lotes. Caiu de sete para cinco, com antecipação do primeiro lote de 15 de junho para 30 de maio.
Segundo a Receita, até 30 de março, ainda havia um total de 32 milhões de pessoas físicas que ainda não haviam entregue a declaração. Em caso de dúvida, consulte a Pronta Serviços Contábeis.
Sobre medidas de enfrentamento econômico da pandemia do coronavírus, leia também: