Questões trabalhistas mereceram atenção especial entre as medidas de enfrentamento econômico diante da pandemia do coronavírus. Isso mostra a relevância do assunto para as empresas e mais: os gestores precisam de atenção redobrada na relação com os procedimentos operacionais do setor de pessoal.
Por isso, para evitar problemas trabalhistas, gerados muitas vezes por falta de controle, cuidado e conhecimento, é preciso atitude na gestão contábil e de Recursos Humanos. Assim, situações como pagamento incorreto de folha, descontrole na quantidade de horas extras e ausência no pagamento de FGTS e tributos, terão sempre maiores chances de não ocorrerem, salvando a empresa de prejuízos no caixa.
Para ajudar você, proprietário ou gestor de empresa, destacamos a seguir 3 atitudes principais que você deve tomar prevenindo futuros problemas trabalhistas.
Não subestime as questões trabalhistas
Empresas são criadas por diferentes motivações. Os especialistas em empreendedorismo sempre destacam que muitos negócios surgem por necessidade e outros de forma planejada. Em qualquer das situações, o melhor é não abrir a empresa de sobressalto, deixando de lado questões relevantes como as que envolvem a contratação de funcionários. Por isso, não subestimar o assunto desde antes até do registro do negócio é fundamental para evitar problemas no futuro.
A recomendação é informar-se. Procure saber mais sobre legislação trabalhista, mesmo que seja o básico e mesmo que, a princípio, sua ideia é não contratar nenhum colaborador. O importante é valorizar o assunto porque qualquer plano de expansão passa por ter mais funcionários. E é necessário entender quais direitos e deveres cumprir, quais obrigações e regras seguir. Ou seja, entender o mínimo do assunto deve ser prioridade.
Profissionalize a gestão de recursos humanos
Outra decisão que todo empreendedor deve analisar para evitar problemas trabalhistas: preciso ter um profissional capacitado, com formação na área de contabilidade e de Recursos Humanos para cuidar da rotina referente a questões trabalhistas? Ou um assistente pode dar conta do recado? A resposta é: assim como não se deve subestimar o assunto, como dito acima, não se deve tratar questões trabalhistas de forma amadora.
Por maior que seja a praticidade proporcionada pelo uso da tecnologia, a gestão de uma empresa, incluindo a de Recursos Humanos, depende de competências e habilidades específicas. E isso só se consegue profissionalizando a gestão – o que pode ser feito com a contratação de novos profissionais ou com a capacitação de quem é responsável pelas ações da área, mas sem a devida formação. Para empresas com menos recursos, a opção é profissionalizar a partir da terceirização do setor, como destacado na atitude descrita a seguir.
Busque apoio especializado
Como já destacamos no blog da Pronta, contar com uma assessoria contábil dando suporte ao RH da sua empresa ajudar a evitar dores de cabeça. Na pandemia do coronavírus isso não só se confirmou como também reforçou uma das grandes vantagens de ter um apoio especializado, que é a atualização sobre legislação e o conhecimento técnico para adoção das medidas de redução do impacto do isolamento social no caixa da empresa.
Empresas de pequeno e médio porte tiram grande proveito do trabalho de um escritório de contabilidade por contarem com estruturas enxutas e focadas mais na finalidade do negócio (produção, vendas…). Mas, também empresas maiores podem se beneficiar do apoio especializado nas questões trabalhistas. Traz o mesmo resultado: maior clareza e maior assertividade para a tomada de decisões, evitando equívocos que possam prejudicar a empresa a curto, médio ou longo prazo.