As vendas do e-commerce brasileiro cresceram 41% em 2020, na comparação com 2019, movimentando R $87,4 bilhões, a maior alta desde 2007. A informação consta do relatório Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco.
O desempenho positivo tem como impulso o aumento no número de pedidos (194 milhões, alta de 30%). O frete grátis também estimulou as compras online, representando 43% de todo o montante vendido em 2020.
As vendas online em 2020 foram lideradas pelas lojas de departamento, com 84,3% do faturamento total. Na sequência aparecem as lojas de artigos esportivos (2,8%), de informática (2,4%), de roupas (2,2%) e de autosserviço (1,8%).
Na avaliação da Ebit|Nielsen , “o brasileiro mostrou estar totalmente ambientado com as compras online”. A consultora acredita que a pandemia levou a um amadurecimento mais rápido no comportamento do consumidor em relação à optar pelo e-commerce e não pelo varejo físico.
Uso do smartphone
O relatório Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco destaca ainda o papel dos smartphones no desempenho do comércio eletrônico no ano passado. Do total de vendas, 55,1% ou R $45,9 milhões foram feitas por dispositivos móveis, uma alta de 79% em comparação a 2019 e 178% sobre 2018.
A agilidade proporcionada pelo uso dos smartphones também resultou em aumento no número de pedidos: 106,6 milhões, 56% a mais que em 2019.
Quer aumentar a lucratividade da sua loja virtual?
Com o e-commerce em alta, uma das opções para garantir competitividade e maior lucratividade é por meio da obtenção de benefícios fiscais que reduzem a carga tributária. Exemplo disso é o TTD do E-commerce, um tratamento tributário diferenciado para vendas online oferecido pelo governo de Santa Catarina.
Foi pensando nesta possibilidade que a Pronta Serviços Contábeis produziu o Guia do TTD do E-commerce: benefício fiscal para vendas online em Santa Catarina.
Trata-se de uma publicação essencial para quem atua no segmento e que, diante do aumento da concorrência, busca medidas para pagar menos impostos e aliviar o caixa da empresa para investimentos, além da possibilidade de gerar alta na lucratividade.
Baixe GRÁTIS o Guia do TTD do E-commerce – Benefício fiscal para vendas online em Santa Catarina.
E lembre-se: a Pronta está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre os processos referentes à gestão contábil e tributária do seu negócio. Compartilhe seu desafio conosco!
Com informações do E-commerce Brasil