A pandemia do coronavírus mexeu com hábitos dos consumidores e isso ampliou o e-commerce no Brasil. Mas qual o desempenho, as expectativas e os desafios de quem atua no mercado neste novo cenário? É o que aponta uma pesquisa da Mundipagg em parceria com o E-Commerce Brasil.
Os lojistas ouvidos pela pesquisa disseram que 58% tem o e-commerce como o principal canal de venda, sendo que que 25% atuam em marketplaces. Sobre o desempenho em 2020, tendo a crise sanitária da Covid-19 como cenário, a maioria confirmou um crescimento relevante do comércio eletrônico. Veja os dados:
???? 42% dos entrevistados afirmaram que as vendas subiram 50% ou mais;
???? 10% que as vendas cresceram pelo menos 30%;
???? 13% que as vendas cresceram pelo menos 20%;
???? 11% que as vendas cresceram pelo menos 10%;
???? 13% não sentiram um aumento expressivo;
???? 10% que as vendas caíram.
Expectativas e desafios para 2021
Nos três primeiros meses de 2021, 50% dos entrevistados pela pesquisa afirmação que as vendas se mantiveram em alta, apesar de sentirem uma desaceleração. Outros 27% responderam que houve queda, enquanto 23% registraram crescimento expressivo como o de 2020.
Em relação ao desempenho do comércio eletrônico neste ano, 50% dos respondentes da pesquisa disseram que o principal desafio de 2021 é aumentar a taxa de recompra no e-commerce. Mas para 31%, é manter o negócio funcionando mesmo enfrentando dificuldades financeiras e questões tributárias.
Veja outros dados sobre desafios para 2021:
???? 29% responderam diminuir o índice de carrinhos abandonados;
???? 17% afirmaram que é monitorar os resultados;
???? 10% afirmaram que é diminuir a dependência dos marketplaces.
Benefício fiscal para e-commerce em Santa Catarina
Uma das opções para enfrentar os desafios de um mercado em expansão, com maior número de concorrentes, é a busca e obtenção de benefícios fiscais que reduzem a carga tributária e ajudam a manter a competitividade e a lucratividade. Exemplo disso é o TTD do E-commerce, um tratamento tributário diferenciado para vendas online oferecido pelo governo de Santa Catarina.
Esse é o tema do Guia do TTD do E-commerce: benefício fiscal para vendas online em Santa Catarina, produzido pela Pronta Serviços Contábeis.
É uma publicação essencial para quem atua no segmento e que busca medidas para pagar menos impostos e aliviar o caixa da empresa para investimentos e alta na lucratividade.
Baixe GRÁTIS o Guia do TTD do E-commerce – Benefício fiscal para vendas online em Santa Catarina.
Com informações do Ecommerce Brasil
Crédito de foto: snowing – br.freepik.com