Com consumidores cada vez mais preferindo marcas e negócios ambientalmente responsáveis, todo empreendedor precisa avaliar a forma como a empresa lida com questões relacionadas à sustentabilidade e decidir que medidas adotar para avançar na direção de uma gestão que torne o negócio mais sustentável.
Para ajudar na avaliação e na tomada de decisão, destacamos a seguir cinco dicas preparadas pelo Sebrae com o objetivo de tornar o negócio mais sustentável. Entre as sugestões estão a inclusão da sustentabilidade no planejamento estratégico do negócio, uso eficiente de água e energia, além de gerenciamento correto de resíduos sólidos e todos os cuidados em relação à gestão ambiental.
Cinco dicas para fazer o negócio mais sustentável
Planejamento estratégico
Sustentabilidade não é apenas um departamento da empresa. Por isso, para tornar o negócio mais sustentável, você deve inseri-la no coração da sua empresa e presente em todas a suas atividades. Procure saber quais são os aspectos da sustentabilidade mais importantes no seu segmento de atualização.
Utiliza muita energia ou água?
Utilizar recursos com bom senso?
Onde estão os desperdícios?
As matérias primas para fabricação ou prestação de serviços são poluentes?
Existem alternativas para produzir como menor impacto e de maneira mais econômica?
Se não, como sua empresa irá mitigar estes impactos?
Além disso, quais são as condições de vida das pessoas que estão ligadas à sua empresa?
O impacto social é positivo ou negativo?
A empresa usa copinho de plástico do café e da água ou já trocou por peças de vidro ou cerâmica?
Uso eficiente da água
Fique atento a vazamentos e desperdícios no dia a dia da empresa. Instale novas tecnologias, como arejadores nas torneiras, e analise o modo de fabricação de seu produto ou prestação de serviço para encontrar novas formas de reduzir o consumo de água.
Procure utilizar produtos de limpeza biodegradáveis e antes de lavar o estabelecimento, use a vassoura para retirar a sujeira pesada e utilize um balde com sabão e outro com água limpa, que deve ser reutilizada sempre que possível. Faça campanhas estimulando a economia de água por seus clientes e funcionários para evitar, por exemplo, que as torneiras fiquem abertas por muito tempo.
Uso eficiente de energia
Prefira sempre a iluminação natural. Por isso, abra janelas e deixe a luz do Sol entrar. Pinte as paredes com cores claras porque refletem os raios solares e deixam o ambiente mais fresco, gastando menos com o ar-condicionado.
Instale equipamentos que consumam menos energia e use aparelhos elétricos de maneira correta como está indicado no manual. Adote a rotina de desligar as telas dos monitores durante o horário de almoço. Limpe os filtros do ar-condicionado, já que a sujeira impede a livre circulação do ar e força o aparelho a trabalhar mais.
Tenha cuidado com os fios mal emendados, desencapados e mal isolados, pois eles podem causar fuga de energia e originar incêndios. Troque lâmpadas comuns por lâmpadas fluorescentes ou de LED e desligue o computador quando não estiver em uso, evitando as proteções de tela. Por fim, estude a possibilidade de adotar energias alternativas no seu negócio, como solar fotovoltaica ou eólica.
Gerenciamento de resíduos sólidos
Analise o método de fabricação de seu produto ou da prestação de serviço para encontrar formas de reduzir a geração de resíduos, como sobras e aparas. Muitas vezes é possível produzir mais gastando menos matéria-prima e gerando menos resíduo.
Os produtos que são recicláveis podem ser encaminhados para cooperativas de catadores, enquanto o orgânico, para a compostagem, e os perigosos (pilha, baterias, óleos, pneus), para empresas especializadas.
Outros tipos de resíduos podem ser vendidos e gerar renda, como metais e óleo de cozinha. Além disso, esteja atento às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei nº 12305/10.
Na questão do lixo gerado pela empresa, outra medida é implantar uma politica de separação do que é orgânico e não-orgânico. Isso pode ser reforçado por campanhas internas para engajar a equipe também no uso consciente de papel, utilizando rascunhos e imprimindo frente e verso.
Gestão ambiental
Observe as seguintes questões:
Economia Circular (verifique o ciclo de vida de seus produtos ou serviços; saiba todas as etapas do processo de fabricação ou criação até entregar o produto/serviço nas mãos de seu cliente e onde poderá reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar materiais e energia.).
Planejamento (compra de insumos de procedência sustentável).
Logística reversa (viabilize a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada).
Matéria-prima confiável (ver o histórico do seu fornecedor, o que está comprando se vem de fonte renovável, baixo impacto ambiental e mão de obra responsável).
Design sustentável (produtos e serviços com sintonia nas questões ambientais, na sua produção, utilização e descarte).
Neutralização de carbono (compra crédito de carbono ou cotas de reflorestamento em empresas certificadas).
Licenciamento ambiental (obtenha o licenciamento para as atividades que exigirem).
Fonte: Sebrae