Ter acesso a crédito com taxas de juros mais amigáveis é um dos desafios para a maioria das empresas, em especial as de médio e pequeno porte. Mas dados do Banco Central apontam para um cenário mais favorável nos últimos dois anos com forte influência do Cadastro Positivo.
Adotado em 2019, o Cadastro Positivo com adesão automática reúne em um banco de dados o histórico do comportamento financeiro dos bons pagadores (Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas) que é levado em conta na análise de risco feita pelas instituições financeiros no momento da concessão do empréstimo.
De acordo com o relatório “Análise dos Efeitos do Cadastro Positivo”, apresentado em maio pelo Banco Central:
– De uma forma geral, novos tomadores de crédito com pontuação no Cadastro Positivo tiveram na média uma redução de 10,4% na taxa de juros cobrada no crédito pessoal não consignado, equivalendo a uma queda de 31 pontos percentuais na taxa de juros anual.
– Os tomadores que tiveram melhora da pontuação (maiores diferenças entre os escores) a redução chega a 15,9%, equivalendo a uma queda de 40 pontos percentuais na taxa de juros anual.
Efeitos do Cadastro Positivo
O Banco Central aponta que cerca de 100 milhões de consumidores e empresas foram incluídas no Cadastro Positivo com adesão automática desde 2019, um aumento de 15 vezes no número de cadastros.
Sobre a melhora na nota de crédito entre as empresas, a boa notícia é que 30% se beneficiaram com a migração para faixas de menor risco a partir dos dados do Cadastro Positivo. Isso possibilitou maior acesso ao crédito e menores taxas de juros.
Ainda de acordo com o relatório do Banco Central, no segmento de crédito às MPE, 88% das instituições financeiras mostraram interesse no uso do o Cadastro Positivo. Na avaliação do BC e de entidades financeiras, isso tanto amplia o acesso ao crédito quanto melhora as condições de concessão pelo fato do risco ser analisado a partir de uma base de dados transparente e confiável.
Saiba mais sobre o Cadastro Positivo no site do Banco Central.
Precisa de assessoria contábil para deixar as contas da sua empresa em ordem? Consulte a Pronta! E se você é dono de uma startup e quer preparar seu negócio para receber aporte financeiro de investidores ou obter financiamento para o desenvolvimento de seu projeto, fale com nossos especialistas.
Produzido com informações do Banco Central e da Agência Sebrae de Notícias
Crédito de foto: Kues1 – br.freepik.com