LIA (Logística com Inteligência Artificial) é a nova ferramenta do Governo Federal baseada em Inteligência Artificial que traz informações do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG) para fornecedores a respeito de compras públicas. O objetivo é dar acesso de forma simples e automatizada aos interessados em vender produtos e serviços para o governo.
Funcionando como chatbot ou um assistente virtual dos portais do SIASG, 24h por dia, a expectativa é que LIA ajude a resolver questões referentes a vários temas relacionados às compras feitas pelo poder público. “A inteligência artificial abre uma nova era nos processos de contratações públicas”, afirmou o secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert. De acordo com ele, além de promover maior eficiência na alocação de servidores públicos nessa área, o objetivo da LIA também é realizar uma assistência mais ágil e eficaz aos interessados.
Em sua fase inicial de implantação, a ferramenta vai oferecer informações aos usuários sobre o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), gestão de atas e termos de adesão, mas a intenção da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, responsável pela ferramenta, é inserir um maior número de atividades. O próximo passo será a criação de uma funcionalidade dirigida aos gestores, que poderão consultar fornecedores por meio de um sistema próprio de cruzamento de dados.
Para ter acesso ao LIA, o usuário deve acessar o site www.comprasgovernamentais.gov.br e acionar um ícone de um carrinho, no lado direito da página, e escolher a opção de informação que deseja obter.
Esteja preparado para participar de compras públicas
Os clientes da Pronta Serviços Contábeis contam com um serviço específico para tratar de vendas para o poder público. Com o Controle para Licitações é possível fazer o gerenciamento de todas as certidões negativas, sempre se antevendo nas regularizações (quando necessárias) com devida antecedência. Ou seja, há um acompanhamento minucioso das documentações que viabilizam a participação em compras públicas.