Uma nova versão do aplicativo Compras.gov.br foi lançada pelo Ministério da Economia com o objetivo de simplificar a participação de fornecedores em compras públicas da União, de estados e de municípios.
O aplicativo permite que o licitante acesse o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e acompanhe as oportunidades disponíveis para fornecimento de produtos e serviços.
Da mesma forma, autoridades da União, dos estados e de mais de 3 mil municípios que usam o Compras.gov.br em seus processos licitatórios podem acompanhar as etapas de contratação de forma simplificada e na palma da mão.
Novidades do Compras.gov.br
Disponível desde o último dia 15 de outubro, a nova versão traz novas funcionalidades desenvolvidas em parceria com o Serpro e Sebrae. Entre as novidades estão o acompanhamento do calendário de compromissos do aplicativo vinculando-o às agendas pessoais dos gestores das empresas fornecedoras.
A nova versão do Compras.gov.br também permite o credenciamento de empresas independentemente do seu porte, de forma gratuita e sem burocracia. Isso reduz barreiras de entrada e abre possiblidade para quem mais interessados participem dos processos de compras.
Visando justamente ampliar a participação dos empreendedores, novas funcionalidades estão previstas para serem implantadas numa próxima atualização do aplicativo. Entre elas, a integração do login do fornecedor em todos os sistemas de compras públicas disponíveis, a apresentação de propostas, a participação na rodada de lances e a apresentações dos lances de forma automática.
Números das compras públicas
De acordo com informação da Agência Sebrae de Notícias, em 2020, foram homologados 171.305 processos de contratação, sendo 60% realizados por dispensa de licitação, que totalizaram R$ 108,5 bilhões em contratações por meio do Compras.gov.br.
E até junho de 2021, existiam 320 mil fornecedores ativos cadastrados no SICAF.
Para saber mais sobre o Compras.gov.br assista ao webinar de apresentação das novas funcionalidades do aplicativo.
Conteúdo produzido com informações da Agência Sebrae de Notícias