Para quem ainda dúvida do potencial das vendas pela internet entre os consumidores brasileiros, os números do e-commerce revelam um setor consolidado, mas, ao mesmo tempo, em expansão e repleto de oportunidades.
Em 2020, a pandemia do coronavírus ajudou a mudar os hábitos de compra e a opção por comprar online foi assimilada com sucesso pelos brasileiros. Por outro lado, quem ainda não estava vendendo pela internet preciso se adaptar e aderir ao modelo de e-commerce, com sites próprios ou utilizando os chamados marketplaces.
Esse cenário resultou num aumento no número de acessos aos canais online de vendas, como aponta o Relatório E-commerce no Brasil, da agência da Conversion, que analisou o tráfego dos 200 maiores sites de compras do país. No total, os sites de e-commerce tiveram 20,61 bilhões de acessos em 12 meses – de abril de 2020 a março de 2021.
Em março deste ano, quando se completou um ano de pandemia, foram 1,66 bilhão de acessos, um aumento de 40% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
Dos 15 segmentos analisados, 10 registraram crescimento de mais de 30% nos acessos na comparação ano a ano. Entre os 10, destaque para os segmentos Importados (+91,72%), Pets (+88,04%), Casa & Móveis (+86,62%), Farmácia & Saúde (+65,22%), Moda & Acessórios (+63,18%) e Comidas & Bebidas (+57,25%).
Expectativa para os números do e-commerce em 2021
Em outro levantamento, além de novos e animadores números do e-commerce, destaque também para a participação das pequenas e médias empresas. É o que mostram os dados são da plataforma de vendas Nuvemshop.
No primeiro trimestre de 2021, as PMEs aumentaram o faturamento em 225% com vendas online, na comparação com o mesmo período de 2020. Foram mais de R$ 462 milhões, enquanto que no ano passado o montante chegou a R$ 142 milhões.
Também foi registrado um crescimento de 244% no volume de pedidos nos três primeiros meses de 2021, um salto de 620 mil em 2020 para 2 milhões em 2021 – o que indica que o prolongamento da pandemia manteve as vendas pela internet em alta.
Ainda segundo o levantamento da Nuvemshop, os segmentos das pequenas e médias empresas que mais faturaram com o e-commerce entre janeiro e março foram Moda (R$ 134 milhões), Acessórios (R$ 32 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 26 milhões).
Investimento em e-commerce com benefício fiscal
A curva de crescimento do e-commerce no Brasil, confirmado pelos números acima, mas também por recordes e desempenho históricos, abre novas oportunidades para quem já atua e para quem pretende ingressar no setor de vendas online até como forma de expandir seu negócio.
Em ambos os casos, a decisão pode vir acompanhada pela busca e obtenção de benefícios fiscais que reduzem a carga tributária e ajudam a manter a competitividade e a lucratividade. Exemplo disso é o TTD do E-commerce, um tratamento tributário diferenciado para vendas online oferecido pelo governo de Santa Catarina.
Foi pensando nesta possibilidade que a Pronta Serviços Contábeis produziu o Guia do TTD do E-commerce: benefício fiscal para vendas online em Santa Catarina.
Trata-se de uma publicação essencial para quem atua no segmento e que, diante do aumento da concorrência, busca medidas para pagar menos impostos e aliviar o caixa da empresa para investimentos, além da possibilidade de gerar alta na lucratividade.
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Com informações do Ecommerce Brasil
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