A gestão de pessoas merece cada vez mais atenção das empresas para ter equipes sempre motivadas, mas também para evitar dores de cabeça de RH causadas por problemas trabalhistas. É onde entra o suporte do contador para ajudar a resolver e até prevenir situações que geram prejuízo ao empregador.
Com o apoio do contador é possível prevenir eventuais dores de cabeça do RH referentes à aplicação das leis trabalhistas e previdenciárias. O trabalho de auditoria em toda a documentação trabalhista nos procedimentos internos ajuda neste processo. O contador pode fazer toda a verificação se a legislação está sendo aplicada de forma correta pela empresa, fornecendo o diagnóstico necessário para que possa regularizar as situações conflitantes. Isso mostra que agir de forma preventiva faz com que a empresa sempre se antecipe aos fatos e possíveis falhas que originam discussões trabalhistas.
Cabe ressaltar também que a importância do profissional de contabilidade junto ao setor de Recursos Humanos cresceu nos últimos anos por causa das diversas alterações sofridas na legislação trabalhista e previdenciária. Isso faz com que as empresas precisem de um contador que tenha know-how, mas também conhecimento atualizado para orientar seus gestores de forma correta para a tomada de decisões tanto para reorganizar o quadro de empregados quanto para fazer a prevenção de riscos trabalhistas e previdenciários.
Superando dificuldades e os riscos de não ter um contador especializado
O apoio do contador é essencial para que o RH faça a gestão de pessoal de forma assertiva. Mas para que o trabalho gere o resultado necessário, especialmente no que diz respeito à prevenção de problemas trabalhistas, algumas empresas precisam rever suas prioridades.
Por exemplo, muitas empresas concentram todas suas energias na parte comercial, para aumentarem faturamento, lucro, atingir suas metas e acabam por deixar de lado as questões trabalhistas, o que pode acarretar em passivos trabalhistas e previdenciários enormes justamente por falta de atenção e também de conhecimento.
Na lista dos principais problemas nos procedimentos operacionais do RH das empresas estão:
- Pagamento incorreto de folha de pagamento;
- Desorganização interna na gestão dos recursos humanos;
- Falta de conhecimento sobre legislação trabalhista;
- Falta de atenção com a quantidade de horas extras dos empregados que extrapolam o limite legal.
O empregador não tem a necessidade de conhecer toda a legislação trabalhista e previdenciária ao pé da letra para saber o que pode e o que não pode fazer ou quais cuidados deve tomar. Para isso, ele precisa contar com um bom contador, que o auxilie e o alerte sobre essas questões.
O profissional de contabilidade pode ainda auxiliá-lo na contratação de novos colaboradores, indicando qual melhor contrato com relação a custo x benefício. A atualização na legislação trabalhista trouxe novos formatos de contratação, entre eles, o contrato intermitente, que pode ser uma excelente opção para ambas as partes, por exemplo.
O papel do contador na gestão do RH das empresas tende a diminuir os riscos trabalhistas e previdenciários, conferindo maior credibilidade nas relações entre empregador x empregado. A Pronta Serviços Contábeis conta com uma equipe especializada em cálculos trabalhistas e previdenciários e atua no dia a dia de seus clientes auxiliando-os na gestão de seus recursos humanos.