O mês de novembro de 2020 foi de crescimento para o Porto de Imbituba. Na comparação com o mesmo período de 2019, a infraestrutura portuária localizada na cidade do Sul de Santa Catarina movimentou, incluindo todas as operações, 484,3 mil toneladas no mês, alta de 12,4%.
No acumulado do ano, a movimentação está praticamente empatada com o volume realizado entre janeiro e novembro de 2019 (apenas 0,8% abaixo). Mas a expectativa é que dezembro será de novo recorde mensal e 2020 deverá terminar com o Porto de Imbituba alcançando o melhor resultado anual de sua história, ultrapassando as 5,7 milhões de toneladas realizadas no ano passado.
Números do desempenho
Em relação ao desempenho positivo de novembro, destaque para a variedade de produtos transportados – de celulose, comidas em bags e contêineres até minério de ferro, ureia, malte e guindaste, além de grandes volumes de coque de petróleo.
As cargas somaram 122 mil toneladas mensais, 25,7% de aumento na comparação com novembro de 2019. Houve aumento na quantidade embarcada de alguns produtos, como milho (+153%), e nos desembarques de sal (+107,4%).
A importação (46,4%) ficou acima da exportação (41,6%) no total de toneladas transportadas no Porto de Imbituba em novembro. A cabotagem de contêineres, ou seja, navegação entre os portos do Brasil, por sua vez, representou 11,9% das cargas.
Infraestrutura portuária em destaque
O desempenho do Porto de Imbituba reforça a qualidade da infraestrutura, especialmente a portuária, que Santa Catarina oferece para quem decide investir no estado. Este é um dos temas que são destacados no ebook Santa Catarina no mapa de oportunidades para seu negócio, disponível também em inglês e espanhol, e é apresentado como um dos grandes atrativos para novos negócios no estado.
São seis portos comerciais, localizados nas cidades de Itajaí, São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes, além de Imbituba. Todos os portos são equipados para operar com praticamente todo tipo de carga. Juntos, movimentam anualmente cerca de 18 milhões de toneladas, sendo que nas importações brasileiras, mais de 18% dos contêineres chegam via portos catarinenses.
Informe-se sobre benefício fiscal para importação
Em outra publicação, para quem deseja ser mais competitivo no comércio exterior, em especial as empresas importadoras, a Pronta destaca como obter o benefício fiscal TTD 409 (Tratamento Tributário Diferenciado). Com mais de uma década atuando na contabilidade de comércio exterior, a Pronta sempre auxilia seus clientes importadores a tomarem as melhores decisões relacionadas à economia tributária. Por isso, o guia Benefícios Fiscais de Importação – Como obter maior competitividade e lucratividade foi produzido com objetivo de facilitar o entendimento dos empreendedores sobre o regime especial de importação de Santa Catarina, o TTD 409.
Faça o download grátis do ebook Benefícios Fiscais de Importação – Como obter maior competitividade e lucratividade.
Com informações da SECOM Governo do Estado de Santa Catarina
Foto: SECOM Governo de Santa Catarina