O crescimento da movimentação nos portos de Santa Catarina no primeiro semestre de 2021 ajudou o estado a alcançar uma marca histórica. Foram 31,9 milhões de toneladas, representando 34,5% de alta em comparação o mesmo período de 2020 – um recorde!
Além disso, o crescimento é mais do que três vezes acima da média nacional. O resultado faz parte do Estatístico Aquaviário, publicação mensal da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgados no dia 11 de agosto, e leva em consideração os portos públicos e privados.
Os resultados colocam Santa Catarina em destaque no cenário nacional. O estado passou a representar 5,4% da movimentação portuária nacional no semestre e pela primeira vez aparece acima de 5%.
Detalhes sobre o crescimento
De acordo com o levantamento, o crescimento da movimentação ocorreu em todos os tipos de cargas. Os granéis líquidos e gasosos foram responsáveis pela maior alta: 92,9%, totalizando 8,4 milhões de toneladas.
As cargas em contêineres, no entanto, continuam em destaque nos portos catarinenses. Foram 16,8 milhões de toneladas no primeiro semestre, representando 22,9% na comparação ao mesmo período do ano passado.
Já em relação ao tipo de navegação, o levantamento da Antaq registra melhora nos números nos transportes de longo curso e também de cabotagem. Veja os números:
Longo curso: alta de 24,6%, total de 21,2 milhões de toneladas
Cabotagem: alta de 58%, total de 10,5 milhões de toneladas
Infraestrutura portuária em destaque
A infraestrutura dos portos de Santa Catarina é um dos temas que são destacados no ebook Santa Catarina no mapa de oportunidades para seu negócio, disponível também em inglês e espanhol, e é apresentada como um dos grandes atrativos para novos negócios no estado.
São seis portos comerciais, localizados nas cidades de Itajaí, São Francisco do Sul, Itapoá, Navegantes, além de Imbituba. Todos os portos são equipados para operar com praticamente todo tipo de carga.
Informe-se sobre benefício fiscal para importação
Em outra publicação, para quem deseja ser mais competitivo no comércio exterior, utilizando a infraestrutura portuária de Santa Catarina, em especial as empresas importadoras, a Pronta destaca como obter o benefício fiscal TTD 409 (Tratamento Tributário Diferenciado).
O guia Benefícios Fiscais de Importação – Como obter maior competitividade e lucratividade foi produzido com objetivo de facilitar o entendimento dos empreendedores sobre o regime especial de importação de Santa Catarina, o TTD 409.
Faça o download grátis do ebook Benefícios Fiscais de Importação – Como obter maior competitividade e lucratividade.