Com 2,9 milhões de toneladas movimentadas e crescimento de 11.5% no volume de cargas transportadas, o Porto de Imbituba registrou no primeiro semestre de 2021 um recorde histórico e seu melhor desempenho operacional nos últimos 10 anos.
O número de atracações também registrou alta (33,3%), com 128 navios atendidos nos três cais do porto. Entre janeiro e junho, a receita operacional líquida da Autoridade Portuária cresceu 25,5% na comparação com o mesmo período de 2020.
De acordo com o governo de Santa Catarina, as importações lideraram as operações no porto localizado na região Sul do estado. Na sequência aparece as exportações, o transporte de cabotagem e o transbordo de mercadorias entre navios.
Na lista de cargas mais transportadas pelo Porto de Imbituba em 2021 estão o coque de petróleo, contêineres, soja, hulha betuminosa, sal e minério de ferro. “Juntos, os granéis minerais representaram cerca de 50% do total movimentado, com destaque para o coque e a hulha, que praticamente dobraram seus volumes movimentados no 1º semestre do ano passado”, informa o governo do estado.
Para o ano, a estimativa do Porto de Imbituba é alcançar um volume de 6,2 milhões de toneladas que, se confirmado, será o melhor resultado anual.
Atendimento especializado em Comércio Exterior
As empresas que atuam com Comércio Exterior possuem peculiaridades que demandam conhecimentos contábeis específicos. A Pronta atende organizações de diferentes setores, mas ao longo de sua trajetória desenvolveu uma expertise diferenciada para empresas importadoras e exportadoras.
E baixe grátis nosso Guia dos Benefícios Fiscais de Importação em Santa Catarina.
Com informações da Secom Governo de Santa Catarina
Crédito de imagem: Júlio Cavalheiro/Divulgação Secom SC